hell-oh-win
Mais uma data farsola, culturalmente (ou economicamente?) alienante que passou, sem ninguém se perguntar porque é que de um momento para o outro a noite das bruxas passou a fazer parte do calendário....
Então e o Dia de Todos os Santos, e o Pão-por-Deus (conotações religiosas à parte...)?
Todos os anos nos impingem mais uma comemoração alheia à nossa(?) realidade, como se de um processo natural e evolutivo se tratasse.
Não tenho inclinação para ser conservador, nem nacionalista, gostava só que fosse transparente a forma como me tentam meter a mão no bolso, ou noutros sítios, ou outras coisas no bolso ou outras coisas noutros sítios.
5 comentários:
Amen to that...
É verdade. Ainda hoje em tom de brincadeira falei exactamente dos tempos em que se ia ao "bolinho" ou "pão-por-deus" a uns amigos meus. Ninguém sabia o que era. Mas se tivesse falado na noite das bruxas não teria obtido o mesmo espanto, de certeza!
desde sempre que somos muito dados ao que vem de fora,
Eça retrata muito bem este tema...
sempre actual
descontraiam pessoal... a evolução é assim, orgânica e imprevísivel.. lembrem-se que o helloween tem origem celta, por isso se calhar começou algures aki perto! ;) de qq forma, como sou natural de uma área mais 'provinciana' sempre conotei o dia à tradição do 'bolinho', mto popular por lá, mas até fikei impressionado com a quantidade de miúdos q me veio bater à porta a pedi-lo, agora que moro numa zona urbana... a tradição está bem mais viva do q eu imaginava.
verdade... mas a imprevisibilidade da evolução não justifica a ausência de consciencialização da mesma. Não sou fundamentalista no que toca à manutenção "da tradição", mas se algumas há que é positivo manter, porque não mante-las bem distantes destes ímpetos globalizantes?! Daí ainda hoje acharmos curiosas as tradições mais antigas que não sofreram "adaptações" ou "influências" externas. Certamente não virá mal ao mundo se um dia esta tradição se perder, mas porquê permitir CONSCIENTEMENTE que seja corrompida?
Enviar um comentário