11 dezembro 2005

pena de morte

O tempo torna-se curto para Stan "Tookie" Williams...



Tookie foi, em 1971, um dos fundadores dos Crips, um dos mais violentos gangs de sempre de Los Angeles.
A sua implacabilidade e atitude violenta serviu de modelo para toda uma geração de jovens e proporcionou o aparecimento de um número indeterminado de gangs, com toda a implicação criminosa e destrutiva inerente.
Em 1981 foi condenado à morte pelo homicídio de quatro pessoas, no seguimento de dois assaltos à mão-armada e encarcerado na prisão de San Quentin.

A sua execução está agendada para de 13 de Dezembro, próxima terça-feira.

Durante a sua longa estadia na prisão, e consciente das consequências dos seus actos, Tookie tornou-se um pacifista e um activista contra o movimentos de gangs - que ele próprio ajudou a criar - sendo em parte responsável pela diminuição da violência nas ruas. Foi nomeado 5 vezes para o prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho "junto" da juventude e 4 vezes para o prémio Nobel da Literatura pelos seus livros infantis, destinados a alertar as crianças para o risco do envolvimento com gangs.

Está disponível, na net, uma petição dirigida ao Governador da Califórnia, Arnold "The Terminator" Schwarzenegger, pedindo clemência para Stan "Tookie" Williams.
Se assim ditar a vossa consciência, percam dois minutos e assinem-na...

Mais info e a petição em:
http://www.savetookie.org/


A história de Tookie foi alvo de uma adaptção cinematográfica, protagonizada por Jamie Foxx: "Redemption - The Stan Tookie Williams Story".
Enquanto filme não é nada de excepcional, mas como referência biográfica não é mau...
http://www.imdb.com/title/tt0388367/

2 comentários:

João Mota disse...

tookie's dead baby... tookie's dead.

eco disse...

that´s a fact and that's a bitch...
era suposto existir algo chamado reabilitação, afinal o encarceramento é só punição. Alguém achou que a reabilitação não valia o esforço...