bem-vindos ao futuro...
(...ou pelo menos a um futuro próximo quando o preço de uma destas máquinas baixar consideravelmente)
Tesla Roadster
A Tesla Motors é uma companhia norte-americana que acaba de lançar no mercado um automóvel (o seu primeiro e único modelo, até ao momento) completamente eléctrico.
Ainda fora do circuito comercial, estará apenas disponível nos EUA onde será comercializado por uns módicos $89000 (são cerca de €70000 ou 14000 contos, na moeda antiga). Proibitivo que soe, este preço justifica-se inteiramente para esta obra-prima de engenharia.
De facto, quando todas as outras companhias tentam explorar até à última gota os recursos petrolíferos, apostando em veículos híbridos (que pouco mais são do que carros movidos a combustíveis fósseis com auxiliares eléctricos) ou tentando aumentar a eficiência energética de motorizações movidas a outros combustíveis (como o hidrogénio), a Tesla Motors avança com uma perspectiva completamente diferente do problema, concebendo um veículo inteiramente eléctrico e incentivando à utilização de energia eléctrica proveniente de fontes renováveis.
O mais extraordinário, e que coloca este carro a anos-luz dos outros veículos movidos a electricidade são as suas características: autonomia de cerca de 400 km, velocidade máxima de 200 km/h, baterias de iões de Lítio (como as dos telemóveis, pc's portáteis, etc) e com um tempo de recarregamento da bateria de 3,5h... ah, e capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4 segundos... apenas isso!
Nas palavras de Elon Musk, um dos fundadores da empresa, o master plan da Tesla é o seguinte:
1. construir um carro desportivo
2. utilizar esse dinheiro para construir um carro mais acessível economicamente
3. utilizar esse dinheiro para construir um carro ainda mais acessível economicamente
4. no decorrer deste processo, disponibilizar opções de geração de energia eléctrica sem emissões de gases
As questões ambientais são, sem dúvida, uma das apostas desta companhia (perca-se algum tempo a navegar no seu site para o comprovar), que apostam inclusivé na suficiência energética, apresentando opções como painéis solares para instalação doméstica capazes de fornecer a energia necessária para algo como 80 km diários neste veículo.
Interessante (mesmo!) é também o artigo The 21st Century Electric Car, escrito por dois elementos da equipa da Tesla Motors onde, para além de fazerem a apologia do seu produto (óbvio!), comparam as diferentes eficiências energéticas e custos ambientais dos vários veículos disponíveis actualmente (datado de 28 de Julho é, pois, um artigo bastante actual).
Resta ficar à espera que finalmente se concretize o ponto 3 do plano da Tesla, para poder pôr as mãos numa coisa destas...
Tesla Motors
Tesla Motors blog
The 21st Century Electric Car
1 comentário:
Esta' a esquecer a boa alternativa imediata dos veiculos a gas natural.
Veja p.f. http://www.apvgn.pt
Enviar um comentário