what americans need to know about jihad
What Americans need to know about Jihad é um panfleto de propaganda editado pelo David Horowitz Freedom Center. Pretende, alegadamente, alertar os americanos e o mundo ocidental em geral para o perigo iminente que a Jihad representa.
Como se o título e capa, aqui reproduzidos, não fossem suficientemente auto-explanatórios das intenções inflamatórias e do tom xenófobo e provocatório do texto, fica aqui também o endereço para a versão vídeo do mesmo documento: http://www.terrorismawareness.org/know-about-jihad/, na minha opinião, uma verdadeira homenagem à propaganda política de origem terrorista.
Recorrendo a excertos do Corão e citações de islamitas fundamentalistas, Robert Spencer consegue causar no leitor uma sensação de terror (faz sentido, certo?) irracional, passando a imagem de uma grande conspiração organizada pelo Islão para o domínio do Ocidente.
A este Ocidente, cheio de virtudes, opõe um mundo islâmico (assim definido, como uma grande mancha cinzenta - ou será verde?), onde sobressai apenas a desigualdade entre géneros e uma incitação explícita à violência, assim expressa no Corão.
O dedo apontador e por vezes bem em cima da ferida dos dinamizadores do site jihadwatch.org, pecam pela parcialidade nunca verdadeiramente assumida e pelo discurso falsamente moralista e perigosamente intolerante.
As questões das igualdades de direitos, nomeadamente das mulheres, bem como a ausência de liberdade de consciência presentes na "sociedade islâmica" servem como pretexto para um apoio quase incondicional às políticas de ocidentalização opressiva do actual governo norte-americano (teste-se o que afirmo aqui colocando em paralelo a informação difundida diariamente pelos órgãos noticiosos mais comuns e as actualizações de jihadwatch.org!).
O interesse informativo deste site perde-se pela associação compulsiva da ideologia islâmica ao conceito de jihad. Parece-me a mim (que não sou analista político nem tenho o longo currículo deste senhor) que seria o mesmo que continuar a apontar todos os católicos como inquisidores ou todos os alemães como nazis. Uma generalização deste género é por si só perigosa pois serve normalmente como catalisador dos extremistas nos grupos-alvo, quer para radicalizar as posições já existentes quer para angariar novos membros à custa da deturpação da mensagem original.
O medo e a incerteza que o terrorismo islâmico representam actualmente devem bastante ao conservadorismo podre que vai passando nos endereços seguintes:
http://www.jihadwatch.org/
http://www.terrorismawareness.org/
http://frontpagemagazine.com/
What Americans Need To Know About Jihad - texto
What Americans Need To Know About Jihad - vídeo
Sem comentários:
Enviar um comentário