14 novembro 2007

wiki-dissidência



A Wikileaks, plataforma wiki, com o mesmo motor da Wikipédia, destina-se à divulgação e análise de documentos sensíveis, eventualmente classificados, que de forma anónima (e nem sempre autorizada) são lançados para domínio público.

Tal como no caso da wikipédia, a não rastreabilidade das fontes e a democratização e anonimato das edições permite acreditar no resultado positivo do "melhor esforço" e da auto-monitorização, obrigando no entanto a uma análise crítica da informação disponibilizada e à colocação de reservas quanto à autenticidade dos documentos.

Vem este post a propósito da recente disponibilização, pela Wikileaks, do Camp Delta Standard Operating Procedures ou, por outras palavras, do manual de procedimentos para os militares americanos na base de Guantánamo. É um documento extenso, com 238 páginas, que aborda todos os aspectos relacionados com a base, desde os códigos de acesso às zonas de segurança, passando pelas reparações de equipamentos e infra-estruturas até obviamente... à conduta dos militares face aos detidos.


https://secure.wikileaks.org/wiki/Wikileaks/pt

https://secure.wikileaks.org/leak/gitmo-sop.pdf

1 comentário:

João Mota disse...

hmm.. o servidor tá down nesta altura... o q indicia que o documento poderá mmo ser legit.. ;)