21 outubro 2009

de deus e do diabo

A bíblia «é um manual de maus costumes e um catálogo de crueldades».
José Saramago

«José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios? Se a outorga do Prémio Nobel o deslumbrou, não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas, valores que certamente desconhece mas que definem as pessoas de bom carácter.»
Mário David



Após ler as duas declarações acima, a minha primeira reacção foi:
Mas quem diabo (pode-se dizer diabo, assim sem mais nem menos numa frase, certo?) é o Mário David?

Bem, o Saramago sei quem é... já li livros dele, gostei mais de uns que outros, apesar de lhe reconhecer a qualidade na escrita e admirar a intencionalidade no conteúdo das obras (concorde ou não com as opiniões subentendidas no mesmo). Aparentemente, até uns tipos em Estocolmo, que lêem um bocado mais que eu, lhe reconheceram qualidades semelhantes. Agora, o Mário David?!!!

Bom, falha minha. Uma pequena pesquisa permitiu-me saber que Mário David é para além de deputado europeu eleito pelo PSD também vice-presidente do Partido Popular Europeu. Mais ainda, em 2005 foi eleito para a Assembleia da República pelo distrito de Leiria (epá, como é que isto me passou ao lado) e tem condecorações atribuídas por 3 estados ( Bulgária, Ucrânia e Roménia). Além de ter visitado "quase" 60 países. Se juntarmos isto ao facto de ser membro do Conselho Leonino do Sporting Clube de Portugal e à foto em que surge lado a lado com Manuela Ferreira Leite e Durão Barroso, é impossível não atribuir credibilidade a este senhor. Pondo as coisas ainda noutra perspectiva, este tipo parece-me bem mais simpático que o Saramago, que deve ser um gajo sisudo e sério. O Saramago não tem facebook nem me convida a tomar "Café com José" como o Mário.

Porque é que estou a perder dez minutos do meu tempo a escrever isto, ou porque é que havia de me preocupar com apenas uma das centenas de notícias, ainda por surgir, à volta das declarações do Saramago a promover o seu novo livro?

Porque me envergonha que o Mário se envergonhe de ter nascido no mesmo bocado de terra que o Saramago.

Porque não compreendo que a expressão de uma opinião, ideia ou convicção de um escritor, que faz o que lhe compete: escrever e expressar opiniões, possa servir de desculpa para que se dê voz às vozes da intolerância.

«Se a outorga do Prémio Nobel o deslumbrou, não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas, valores que certamente desconhece mas que definem as pessoas de bom carácter.» Pessoas de bom carácter? Huumm, misturar bom carácter com religião e política, assim, sem mais cuidados, dá-me ideia que vamos apodrecer as poucas maçãs que sobram incólumes na cesta.


«...até porque as contas com Deus não são definitivas, e sim com os homens, que o criaram
(...) Deus, demônio, o bem, o mal, tudo está em nossa cabeça e não no céu ou no inferno, que também foram inventados pelo homem. Não nos damos conta que, ao inventar Deus, imediatamente nos tornamos seus escravos.»
José Saramago

2 comentários:

Mad disse...

Será que posso dizer que tenho orgulho de ter o Saramago como compatriota e que concordo com a opinião dele, sem temer represálias??
Não acredito em Deus, isso é sinónimo de mau carácter?
Este país está recheadinho de ignorantes, é destes que eu me envergonho de ter como compatriotas!

João Mota disse...

como diria o Spock "I never will understand Humans" (como é q ele nunca ganhou um Nobel???)

1) um tipo escreve num livro impropérios acerca de uma personagem ficcional fruto da mente colectiva (neste caso, "Deus" - para quem nunca ouviu falar, é assim tipo "Batman", "Super-Homem", ou o "Pai Natal", mas sem a mesma criatividade na toilette)
2) esse tipo acrescenta q lhe desagrada o facto de ter nascido num bocado de terra tb ele parcialmente delimitado por fronteiras imaginárias e fruto mais uma vez da imaginação colectiva
3) um monte de tipos ficam chateados
4) um monte de tipos compram esse livro
5) debate-se exaustivamente um prémio q o 1ºtipo recebeu, mais uma vez, fruto da imaginação colectiva (desta vez de um grupo mais restrito - de noruegueses, ou seja tipos de um pedaço de terra tb parcialmente delimitado por fronteiras imaginárias....

and so on

a dada altura confesso q é difícil manter o interesse nestas paranóias colectivas - mas como gosto de ser construtivo, estou a pensar em tb debitar a minha oposição veemente a um qq facto consumado "como as pessoas" - penso formar um movimento de oposição ao movimento horário de rotação da terra..! who'is in?? (com um bocado de sorte arranjo um golpe de marketing igual a este e ainda facturo bigtime - money pwns all!!)

(a propósito granja, acho q é fácil explicar nunca teres ouvido falar no mário david - o gajo viaja por tantos países q ainda n deve ter tido tempo de vir a Leiria...)