dn
Impossível não comentar a manchete do Diário de Notícias desta manhã:
Droga entre jovens é mais frequente nos que saem à noite.
Haxixe à venda em Portugal é o mais barato da Europa.
Tendo lido apenas a edição online, deixa-me algo surpreendido não encontrar no corpo da notícia nenhuma referência (estatística ou outra) à primeira frase do título : Droga entre jovens é mais frequente nos que saem à noite.
O que pretende um jornal ao colocar em parangona uma afirmação deste tipo, não a desenvolvendo no restante artigo? Reacções alarmistas duma, já por si conservadora, sociedade de pais e educadores assustados? E que drogas são consumidas por estes jovens "noctívagos"? Segundo os dados do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, citados pela jornalista no mesmo artigo, Portugal é, inclusivé, o país da Europa em que a cannabis/haxixe atinge os preços mas também os consumos mais baixos.
Fica aqui muita matéria por esclarecer, mas fica também a nítida sensação de que alguém deixou de fazer o seu trabalho ou está a fazer o trabalho encomendado por outros... desinformação!
1 comentário:
estas não-notícias são do melhor. que grande choque descobrir que é o ppl que sai que consome mais droga! seria de pensar que a encomendassem pelo telefone, ou na net... mas o giro é que isto pega! eu por acaso vi a parangona no telejornal matinal, num café à beira da estrada, e logo se fizeram ouvir as críticas à 'juventude noctívaga' vindas de respeitáveis senhores que por ali se detiveram, enquanto terminavam as suas primeiras imperiais do dia...
e ainda há quem se convença de que se pode obter informação através dos jornais! acho que a única diferença que se nota em relação à era medieval é que temos agora acesso a um maior número de fontes de desinformação.
know your enemies!
"The trouble with having an open mind, of course, is that people will insist on coming along trying to put things in it." - Terry Pratchett
Enviar um comentário