screamers
Serj Tankian, Shavo Odadjian, Daron Malakian e John Dolmayan são os nomes de quatro descendentes de sobreviventes do genocídio arménio. Simultaneamente são os nomes dos quatro músicos que compõem os System of a Down.
É sobejamente conhecida a faceta interventiva da música dos SOAD, nomeadamente em termos líricos, pela mão de Serj Tankian. O vocalista dos SOAD é, aliás, e juntamente com Tom Morello (Nightwatchman, ex-Rage Against the Machine e actual Audioslave), um dos mentores da organização activista Axis of Justice. É através desta organização que Serj tem tomado papel activo numa batalha pelo reconhecimento público e institucional do "primeiro genocídio do século XX". Exemplos são a mobilização de centenas de manifestantes em Setembro deste ano, aquando da discussão, no Congresso norte-americano, de legislação com vista ao reconhecimento dos acontecimentos de 1915-1917, ou a recente colaboração com a Amnistia Internacional, numa carta aberta sobre a censura e o genocídio no séc. XXI.
Em Outubro passado, uma declaração do governo francês reconhecendo a deportação e morte de (estima-se) mais de um milhão de arménios, levadas a cabo pelos turcos otomanos entre 1915 e 1917, a par da atribuição do prémio nobel da literatura deste ano a Orhan Pamuk (escritor turco que tornou pública, em entrevista, a sua posição de condenação do genocídio arménio), são importantes sinais de que existe uma tentativa objectiva de sensibilização do público em geral para uma tomada de consciência colectiva.
É neste contexto que surge Screamers, um documentário que foca o genocídio (na Arménia, o Holocausto, na Bósnia no Rwanda e mais recentemente no Darfur), visto pelos olhos dos membros dos System of a Down, que além de "apadrinharem" este projecto contribuem ainda com a banda sonora.
O filme é construído sobre os argumentos de Samantha Power (professora de Practice of Global Leadership and Public Policy, em Harvard), os testemunhos de sobreviventes da Arménia, Ruanda e Darfur, bem como as declarações críticas de várias personalidades, incluindo a de dissidentes políticos - todos estes, no fundo, os screamers a que o título alude.
Partindo da história pessoal do avô de Serj Tankian, e percorrendo a História recente até ao actual conflito no Darfur, este documentário coloca perguntas como: Será possível evitar os genocídios? Qual o reflexo actual do "Nunca mais!" mundial após o Holocausto nazi? Existem medidas que possam impedir que atrocidades desta magnitude continuem a ocorrer?
Com lançamento previsto nos EUA a 8 de Dezembro, está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=towG9RF9R7o, um pequeno excerto do documentário.
Aqui fica também o trailler:
2 comentários:
a vida na Terra: quase um século depois, as vítimas de um genocídio têm direito a um filme de hollywood. se for lucrativo, talvez até tenham direito a uma sequela!
que diria Deus, se estivesse vivo?
estava provavelmente a tratar com os advogados para ainda sacar uns trocos de royalties...
Enviar um comentário